facebook  /  twitter   youtube  /  instagram

VIA ACN - EUA isolados em sua política contra Cuba
04/06/2019 18:13 em Política

Washington está hoje totalmente isolado em sua política contra Cuba, disse o diretor-geral da Direção dos Estados Unidos do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, Carlos Fernández de Cossío, em uma aparição na televisão nacional na véspera.

O diplomata cubano expressou sua opinião sobre as implicações da Lei Helms-Burton contra Cuba, documento que codifica o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba.

De Cossio ressaltou que a ativação, a partir de 2 de maio, do Título III daquela legislação, faz parte de um conjunto de ações agressivas contra a ilha promovidas pela atual administração do presidente Donald Trump.

Este Título III abre as portas para demandas nos tribunais dos Estados Unidos em relação às propriedades dos cidadãos daquele país que foram nacionalizados pela Revolução Cubana, de acordo com as leis nacionais e o Direito Internacional.

O embaixador cubano refutou o argumento da Casa Branca de que Cuba é uma ameaça à segurança do país do norte e um fator desestabilizador na América Latina.

"Qualquer um que conheça um pouco da história sabe que não é nossa vocação ser uma ameaça para ninguém", disse ele, assegurando que Cuba seja reconhecida por promover a paz e a estabilidade na região.

'Aqueles que conseguiram dominar a política americana sabem que o tempo é contra suas posições extremas, porque a maioria do povo dos Estados Unidos não apóia o bloqueio de Cuba, e porque a maioria dos cubanos americanos prefere hoje uma melhora e um relação normal e respeitosa com o seu país de origem ', disse ele.

De Cossío reiterou a posição de seu governo de rejeitar as alegações feitas pela Lei Helms-Burton e confirmou que nenhuma das entidades estaduais mencionadas em reportagens da imprensa, entre as tentativas de contestação, foi notificada.

Ele enfatizou que os Estados Unidos isolam-se em sua intenção obstinada de cercar Cuba e mencionaram declarações contra essa prática por parte da União Européia, Espanha, Canadá, Rússia, Japão e Comunidade do Caribe, entre outros estados e instituições.

(Traduzido pelo portal tradutor da Google)

VIA AGÊNCIA CUBANA DE NOTÍCIAS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!