Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais

VOXMUNDI       DEBATES       ENTRE NÓS             PODCASTS           PALKO
AS VOZES    
MEDAGLIA       SARDÁ       SOIZA       FOSSARI       PUGLIESE       MOURA       EMÍLIO       ARTHUR       SEVERO      ENTREVISTAS      

INÍCIO         CONTATO          QUEM SOMOS          AS MÚSICAS DA RWB          CALEIDOSCÓPIO       ATELIÊ

Podcasts do Tiradentes

Pesquisa, sonorização, textos, edição e produção de Marcelo Fernandes Corrêa
Locução e interpretação de José Antonio Nogueira Corrêa

No 21 de abril, Feriado Nacional de Tiradentes, a singela lembrança do alfares que virou herói brasileiro, apesar de todas a versões, contra e a favor desta fato "inconfidente".

 

 

 

 

Nota do editor: a idéia surgiu lá dos Anos 70, quando ainda menino - sentado no enorme sofá do Vô Floriano, na sala, assistia atento, num domingo, o Programa Flávio Cavalcanti, especialmente um quadro chamado "Repórter da História". O Flávio, genial como sempre, entrevistava uma figura histórica, peculiar e curiosa. Entrevistou, que eu me lembre bem, desde Jesus Cristo, D. Pedro I, Adolf Hitler e Tiradentes.

Era muito impactante, texto bem escrito e muito bem interpretado por um ator, adequadamente escolhido, montado num figurino preciso. O Flávio, então, repórter dramático, quase artístico, fazia as perguntas, óbvias ou não, ao seu entrevistado. Era um show.

Lembrando disso, tentei trazer para a RWBrasil, um pouco daquele clima. Pesquisei as frases mais significativas que encontrei e pedi a meu pai, por telefone, que gravasse, interpretando o nosso alferes José da Silva Xavier, o Tiradentes. Pedi a ele a dramaticidade conveniente ao momento e ao conteúdo das mensagens do Inconfidente. Meu pai fez isso com a competência de sempre, do arquiteto que é e do Tiradentes que estava de prontidão dentro dele.

São "podcasts" únicos, que só será encontrado, originalmente, aqui, produzido em 2014.