facebook  /  twitter   youtube  /  instagram

Podcasts do Tiradentes

Pesquisa, sonorização, textos, edição e produção de Marcelo Fernandes Corrêa
Locução e interpretação de José Antonio Nogueira Corrêa

No 21 de abril, Feriado Nacional de Tiradentes, a singela lembrança do alfares que virou herói brasileiro, apesar de todas a versões, contra e a favor desta fato "inconfidente".

 

 

 

 

Nota do editor: a idéia surgiu lá dos Anos 70, quando ainda menino - sentado no enorme sofá do Vô Floriano, na sala, assistia atento, num domingo, o Programa Flávio Cavalcanti, especialmente um quadro chamado "Repórter da História". O Flávio, genial como sempre, entrevistava uma figura histórica, peculiar e curiosa. Entrevistou, que eu me lembre bem, desde Jesus Cristo, D. Pedro I, Adolf Hitler e Tiradentes.

Era muito impactante, texto bem escrito e muito bem interpretado por um ator, adequadamente escolhido, montado num figurino preciso. O Flávio, então, repórter dramático, quase artístico, fazia as perguntas, óbvias ou não, ao seu entrevistado. Era um show.

Lembrando disso, tentei trazer para a RWBrasil, um pouco daquele clima. Pesquisei as frases mais significativas que encontrei e pedi a meu pai, por telefone, que gravasse, interpretando o nosso alferes José da Silva Xavier, o Tiradentes. Pedi a ele a dramaticidade conveniente ao momento e ao conteúdo das mensagens do Inconfidente. Meu pai fez isso com a competência de sempre, do arquiteto que é e do Tiradentes que estava de prontidão dentro dele.

São "podcasts" únicos, que só será encontrado, originalmente, aqui, produzido em 2014.