VOX MUNDI, com Arlindo Falco Jr. é uma coluna semanal (TODA QUINTA - 8 da noite) na RWBrasil, apresentado sempre com o jornalista Marcelo Fernandes Corrêa (editor da RWBrasil). É transmitido aqui pelo Portal e no Canal Youtube, além de suas redes sociais (Twitter e Instagram).
Falco estudou engenharia na Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP, e pós graduado pela UFRJ. Foi sub-secretario de energia, indústria naval e petróleo do Governo do Estado/Rio, membro do Conselho de CDRJ, presidente do Matriz Energética do Rio, membro da Comissão de Industria Naval da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro/FIRJAN, assessor da diretoria industrial da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A, Nuclep.
É analista e observador da cena político-econômico-social do Brasil e do mundo, consultor e influenciador nesses temas e na sua área profissional/acadêmica.
Todas as edições:
Dia 18 de junho de 2020. (com Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)
“...estamos atualizando dados...”
O VOX desta edição tratou sobre o alerta do presidente da Rússida Vladimir Putin no teste do míssil Avangard. E reação alemã às sanções americanas ao Projeto "Nordstream 2", o gasoduto alemão da Europa. Reciprocidades na esquina...
Putin promete "surpreendê-los agradavelmente". A Rússia poderá combater as armas hipersônicas quando outros estados as desenvolverem.
O presidente do Comitê do Parlamento da Alemanha para Questões de Economia e Energia, Klaus Ernst, afirmou que as sanções introduzidas pelos Estados Unidos contra o projeto Nord Stream 2 não são mais uma questão econômica, mas uma questão que afeta diretamente a soberania da Alemanha.
É o resumo das pautas desta edição do VOX. Assista todo >
::.
Dia 11 de junho de 2020. (com Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)
“...40% dessas empresa que estão cotadas em Wall Stret, são zumbis, àquelas que seus lucros são menores que os juros de suas dívidas (...) tem um laranja ali, mas quem manda na XP é o Itaú (...) eles querem ser a Black Rock brasileira e tomar conta do Banco Central (...) no Brasil tem um movimento "Vem Mourão"... é forte... não pode bater muito... (...) a única forma de acender a luz e apagar a escuridão das ideias é botar o povo na rua, lá você não enrola com discurso de meio barro, meio tijolo...”
O VOX desta edição tratou da crise mundial, da subida vertiginosa de Wall Street, e a revelação, além do fato, à que veio, realmente, o “Black Rock - o banco central mundial”, e o que isso tem a ver com o artigo do banqueiro e economista André Lara Resende, o que explica, de uma forma bem clara (para os que olham pelas lentas atentas da rwbrasil.net) o que querem alguns com uma conversa nacional sobre "todos juntos".
Para onde vai esta bolha gigantesca, e onde está a perna curta desta mentira…, além das naturezas reais do desemprego norte americano. Enquanto isso, na américa daqui, pra quem prometeu só 10 ministérios antes da eleição, vem chegando esta semana o vigésimo terceiro ministério, o das Comunicações, com a vinheta pronta “Silvio Santos vem aí…” e a nomeação do novo ministro, o deputado Fábio Faria, o mais novo agraciado parlamentar do Centrão. A cereja do bolo de mais esta festa de posse, será, provavelmente, a anúncio do presente 5G, com fortes castigos colaterais de olhos puxados.
É o resumo desta edição do VOX. Assista todo >
::.
Dia 04 de junho de 2020. (com Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)
“O brasil virou o bobo (…) No tabuleiro… tá na hora de avançar os peões e, talvez, até os cavalos (…) Eles querem um bolsonarismo, sem Bolsonaro (…) Tá na hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor… (…) Botaram uma fucinheira no inominado, nesse momento, para ele não poder ninguém…”
As frases de Falco resumem bem a pauta desta edição. O VOX MUNDI nesta edição, começou pelos EUA e tratou da Lei anti insurreição e os arroubos do ex-general James Norman Mattis, mais conhecido pelo norte americanos como “mad dog” ( (o “cachorro louco”, que, entre outras posições passadas, foi contra a retirada apressada dos soldados estadunidenses da Síria… O General aposentado resolveu atirar no presidente Trump, também. Acusou-o de muito, mas Falco é que conta neste VOX. Adiantamos que “mad dog” entende que os americanos devem se unir contra Trump, entre outras…
Também de tratou da macroeconomia. Trump diz ter rebaixado o Brasil de um lugar que nunca tivemos, entre o G7. O presidente, na verdade, parece não saber, exatamente, onde está, quando fala em G10 e G11, o que nunca existiu. Na carona de mais esta, Trump quer convidar para o G7 a Rússia, deixando de fora a China.O VOX também tratou da tumultuada conjuntura brasileira. Falco estava, como sempre, afiado. Assista todo >
::.
Dia 28 de maio de 2020. (com Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)
“Eu não conheço ninguém que pare um caminhão na banguela sem freio. A sociedade norte americana está assim… (…) E não há nenhuma voz forte nos EUA pra dizer que isso está errado… Aqui no Brasil, a gente também tem exemplos. Quando se acha que está ruim, no dia seguinte fica pior…”
A frase de Falco resume bem a pauta desta edição. O VOX MUNDI trouxe tratou sobre "a tensão entre a China e os EUA que só cresce. Agora a possibilidade de extradição da executiva da Huawei. E aqui no Brasil, os desaforos e ameaças, de pai e filhos, cada vez mais grosseiras e constrangedoras para os Poderes e a República. As povocações continuam...". Assista todo >
::.
Dia 21 de maio de 2020. (com Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)
“Os chineses estão discutindo, seriamente, quais medidas vão tomar diante da possibilidade anunciada por Trump que os EUA não vão pagar à China os títulos da dívida …”
A frase de Falco, neste programa, trata de um dos assuntos que os cineses estão tratando durante os dois dias de Congresso do Partido Comunista Chinês - PCC. O VOX MUNDI também trouxe na sua pauta "a questão dos gasodutos da Alemanha, dos EUA, da Polônia e da Rússia e os interesses geo políticos que cercam este aspecto da Economia global". Também foi avaliado o quadro nacional e a crise econômica e política do Governo Bolsonaro. Assista todo >
::.
Dia 14 de maio de 2020. (com Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)
“… há o endurecimento da retórica e uma ameaça concreta de surrupiarem da China 1 trilhão de dólares. Eles não vão ficar quietos…”
A frase de Falco, neste programa, numa das avaliações sobre o anuncio do presidente norte americano, Donald Trump do rompimento econômico com a China. A pauta foi sobre os "Desdobramentos da disputa EUA x China, Austrália e as prováveis posições do governo brasileiro". Foram tratadas as repercussões a partir deste rompimento econômico e o endurecimento das relações, com possibilidade de um confronto bélico e o alinhamento de países com a China, como a Rússia e a Austrália e as consequências para a Economia do Brasil e do Mundo. Assista todo >
::.
Dia 07 de maio de 2020. (com Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)
"Nós estamos na hora que o pessoal tá jogando poquer e as mãos começam a baixar em direção ao coldre..."
A frase de Falco, neste programa de estreia, no comentário que fez sobre o momento exato da macro Economia mundial, especialmente, nas relações entre norte americanos e chineses. Este VOX teve a pauta "A Escalada da disputa comercial entre EUA x China". Edição, dia 07 de maio de 2020, ao vivo, só aqui. Assista todo >
::.
Dia 30 de abril de 2020. (com Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)
"... A reestatização é a maneira mais segura de salvar a Embraer..."
Falco em uma das frases de análise sobre o momento que vive a Embraer. A Boeing desistiu de comprá-la e não quer pagar pela desistência. Falco comenta a necessidade da Embraer receber investimentos do Governo Federal para cumprir seus compromissos (contratos). A China se aproxima fortemente deste mercado. Falco defende o fortalecimento da empresa brasileira para se colocar num mercado promissor para ela, com os maus resultados das concorrentes norte americanas e outras. Esta foi a principal pauta do programa, ainda na sua fase de "aquecimento" para a estreia. Assista todo >
::.
Dia 23 de abril de 2020. (com Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)
"... O que preocupa Wall Street e o Trump é que vão quebrar bancos..."
Falco sobre a queda do preço do petróleo e em meio a pandemia, durante o programa considerado, ainda, um "aquecimento" para a estreia. Assista todo >
::.
Dia 23 de março de 2020. (com Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)
"...ela (a chinesa Huawei) é a primeira do mundo em patentes registradas (tecnologia 5G) (...) experimenta parar um trem com delei..."
Foi numa entrevista. A frase de Falco é um comentário na avaliação que fez sobre as tecnologias digitais mais avançadas do mundo. A pauta desta conversa (que deu origem à coluna VOXMUNDI) foi extensa, muitos assuntos referentes à macro Economia/Política, no Brasil e no Mundo. Assista todo >
::.