Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
CALEIDOSCÓPIO

Com Manuel Domingos Neto, José Del Roio, Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa. 

O Caleidoscópio é um programa semanal (terças - 20 hs), com transmissão aqui pelo Portal e no Canal Youtube, além de suas redes sociais (Twitter e Instagram).
Ele reúne Manuel Domingos Neto, José Del Roio, Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa (Saiba mais sobre eles no pé desta página).
O Caleidoscópio trata dos temas que envolvem a macro Economia, a Política e as Sociedades, do Brasil e do Mundo, além dos fatos.

 

Dia 16 de junho de 2020. (Manuel Domingos Neto, José Del Roio, Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)

"Essa greve nacional que se fala, dia 1º de julho , dos entregadores de tudo, desses escravos moderníssimos é muito significativa (…) Algo acontece… e você não pode exigir muito dessa classe operária desempregada ou que não pode trabalhar por causa do Covid (…) os mais organizados podem e devem (…) fé em Deus e pé na tábua pra derrubar esse governo… (Del Roio)

"O movimentação de massa será decisiva (…) A tensão mundial é muito grande e o nosso destino está ligado a isso (…) Nós vivemos, no Brasil, um capítulo de uma grande mudança na hegemonia mundial, de nova ordem (…) Esse nosso momento Bolsonaro é um pesadelo (…) Eu não quero ficar imaginando um apocalipse (…) os norte americanos vão entrar pelo cano ...(Professor Manuel)

"Vamos dizer claro, os partidos de oposição estão fora dos movimentos populares e de massa a não ser raras exceções (…) mesmo assim, eu acredito que esse movimento cresce (…) nós não temos o tempo que as pessoas se permitem (…) a política está em frangalhos (…) no final do ano o Trump sai da casa Branca (…) O tempo não é o que a gente quer, é o tempo que é o necessário (…) Força Aroeira, estamos contigo … (Falco)

São algumas das frases do programa. Nesta edição o Caleidoscópio tratou a queda da aprovação das Forças Armadas do Brasil, na pesquisa divulgada pelos jornais Valor Econômico e O Globo, recentemente. A pesquisa de opinião mostrou o aumento da rejeição à ideias golpistas e um sério desgaste da imagem dos militares, alcançando um numero (27%) casualmente o mesmo da pesquisa de opinião de Jair Bolsonaro. O Caleidoscópio também discutiu as estratégias que estão jogo, as prisões da PF e a possibilidade concreta da queda de Bolsonaro. O programa, finalmente, avaliou a força das manifestações de rua e as correlações de força entre a população e o Congresso Nacional.
Uma nota que se impõe nesse resumo da edição é a referência à crítica, nesta semana, do genial chargista Aroeira (publicada logo abaixo). De novo, ele conseguiu dizer muito e tirou o seu alvo do sério. Este programa é dedicado ao talento e a coragem do Aroeira. No final, foi citado por Falco e resume a nossa solidariedade e um brado de identidade de propósitos. Assista todo >


A charge do Aroeira, nesta semana.
"O Minsitério da Justiça do governo de Jair Bolsonaro decidiu pedir à Polícia Federal uma investigação sobre uma charge de Renato Aroeira".

::.

 

Dia 09 de junho de 2020. (Manuel Domingos Neto, José Del Roio, Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)

"O caminho está aberto. Eu vi ele muito fechado, mas ele está aberto e vamos trilhando. Eu pensava que não ria mais ver uma coisa nova, que transforma-se este país, pela minha idade, mas eu tenho esperança que eu vou ver, sim, alguma coisa…(Del Roio)

"Os militares pagarão caro por essa patronagem, essa posição de paraninfo deste governo… chegamos a usar a imaginem do Héctor Saint-Pierre, de que teriam ido para as Malvinas… Desse governo não vai sair coisa boa. Vai sair completamente desgastado, desmoralizado… estigmatizado como um dos piores momentos da história do Brasil…(Professor Manuel)

"No Brasil, estes generais são desprovidos de coragem cívica, veem os brasileiros - de preferência - pelas costas (…) as últimas manifestações foram muito boas, foram profundas, foram pujantes (…) a gente vive muito uma conjuntura similar a de 1977, e aí o número não é fundamental, o número é disposição política… (Falco)

São algumas das frases do programa. Neste edição, foram analisadas as manifestações do último domindo e o despertar das periferias, além da postura dos militares diante da pandemia e a lições da Força Expedicionária Brasileira, a FEB no universo de hoje. Também se debateu os sinais de perda da unidade política dos militares, à partir do posicionamento dos brigadeiros. Neste sentido, no âmbito mundial, o Caleidoscópio avaliou os reflexos da postura dos altos oficiais dos EUA sobre o militar brasileiro.. Assista todo >


::.

 

Dia 02 de junho de 2020. (Manuel Domingos Neto, José Del Roio, Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)

"Nesse manifesto, a defesa pela democracia fica um tanto solta, democracia pra quê, pra vender Banco do Brasil? (…) essa frente precisa avançar, se efetivar e ganhar objetividade…(Professor Manuel)

"Tem gente que assinou este manifesto e votou no Congresso a favor da Base de Alcântara. Fazer frente com quem e para quê? O que está faltando é nitidez programática (…) as forças políticas tem que mostrar que projeto de país que ela tem e o que elas querem…(Falco)

"Pode-se fazer um monte de acordos pontuais e parciais, gente que está contra o fascismo, mas agora, basta, temos que fazer uma ruptura, como o Requião…(Del Roio)

São algumas das frases do programa. Neste edição, foram tratadas as manifestações contra o assassinato de George Floyd, afro-americano que morreu no último dia 25 de maio/2020, depois que Derek Chauvin, um policial de Minneapolis/EUA o sufocou até até a morte, num golpe usando o joelho sobre seu pescoço, em plena avenida. As manifestações anti racistas ganham as cidades dos EUA e do mundo, incluindo o Brasil.
O programa tratou dos significados destas ações e a ligações com os problemas brasileiros também vividos.O Calidoscópio pautou, também, as manifestações contra o governo Bolsonaro em Brasília, São Paulo e Rio, principalmente. Tratou, ainda, do manifesto "estamos juntos", que teve repercussões nos jornais brasileiros, especialmente em O Globo e as críticas que fez o senador Roberto Requião contra este manifesto (disse em artigo: “Não  queremos assinaturas, manifestos ou proclamações. Queremos ação. Quem se habilita?”).
O programa também discutiu a postura de Lula, que, igualmente, criticou duramente a ideia do manifesto.. Assista todo >


::.

 

Dia 26 de maio de 2020. (Manuel Domingos Neto, José Del Roio, Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)

"O Rodrigo Maia não caiu na jogada de acirrar… Haverá o confronto desejado por Bolsonaro? Chegará as vias de fato e proporcionar a ruptura institucional que ele pretende?…(Professor Manuel)

"A Europa é uma terra ocupada, a Alemanha é m país ocupado, até hoje … os EUA dominam, através da OTAN, a Europa (…) Ela está num dilema grande… o euro está em cheque… (Falco)

"Nesse momento de grande confusão nacional, o Brasil com seu peso, poderia estar exercendo um grande papel, de crescimento (…) Essa é uma grande tragédia… se tivesse algum militar com senso de pátria…, tá na hora de dizer alguma coisa(Del Roio)

São algumas das frases do programa. Neste edição, foram tratados os temas dos militares e o exército brasileiro em relação ao Governo Bolsonaro. Os desdobramentos do pedido de quebra do sigilo telefônico de Bolsonaro, a reação do general Heleno e as ações da PF, no dia de hoje (26), especialmente, quando esteve em diligência no palácio da Guanabara, com mandado de busca e apreensão de computadores do governador do RJ, Wilson Witzel.
Além disso, o Caleidoscópio, desta edição tratou dos conflitos EUA x China/Rússia, sob o ponto de vista dos interesses da União Européia. Assista toda >


::.

 

Dia 19 de maio de 2020. (Com José Del Roio, Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa. O professor Manuel Domingos Neto esteve ausente. )

"Além do Trump ter feito um monte de desaforos... (...) não podia dar certo, mesmo. Sabe como é o nome do representante que eles mandaram? Alex Azar! É piada pronta! Os chineses meteram a bola no meio das pernas deles (reunião da OMS)...(Falco)

"Eles tem 40 milhões de desempregados e o Trump tem uma eleição. Não está dando certo, então, eles tem que arrumar uma guerra e o inimigo tem que ser grande, pra meter medo, por isso a China..." (Del Roio)

São as frases em destaque nesta segunda edição. O programa tratou, inicialmente, das questões conjunturais do Brasil, a partir do artigo do vice-presidente Hamilton Mourão, no Estadão. Foi analisado os recados dados pelo general aos atores da cena política no Planalto e no Congresso Nacional. A pauta fez, também, uma precisa avaliação do que pretende Trump com os desaforos à OMS e as ameaças de rompimento ecnômico com a China. Se isso é possível e as consequência desta posição para a economia mundial. Foram os temas que passaram pelos debates desta edição do Caleidoscópio. Assista toda >


::.

 

Dia 12 de maio de 2020. (Manuel Domingos Neto, José Del Roio, Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)

"...Vamos ter rupturas, sim…" (Del Roio)

"... O Brasil será passado limpo..." (Falco)

"... há muitos anos trabalham para derrubar Maduro, mas colecionam fracassos..." (Professor Manuel) 

São as frases em destaque nesta segunda edição. O programa tratou da tentativa de sequestro do presidente venezuelano  Nicolás Maduro e as interligações deste tema com o quadro geo-politico internacional, onde estão a China, a Russia, os EUA e a União Européia e as consequências para a Economia brasileira. Falou-se, também, da pesquisa de opinião, ainda favoráveis ao presidente Bolsonaro e a divulgação de um vídeo, apresentado como prova, nas denúncias que fez o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. Este são os assuntos desta edição. Assista todo >


::.

 

Dia 05 de maio de 2020. (Manuel Domingos Neto, José Del Roio, Arlindo Falco Jr. e Marcelo Fernandes Corrêa)

"...se o militar sabe fazer política, ele deixa de ser militar..." 

A frase em destaque no programa de estreia é do Professor Manuel Domingos Neto, provocado a comentar se os militares brasileiros estão interagindo com Bolsonaro e fazendo política no governo. Assista todo >




::.

 

OS INTEGRANTES DO CALEIDOSCÓPIO:

MANUEL DOMINGOS NETO

É historiador, professor universitário, pesquisador, escritor e deputado federal pelo Piauí no mandato de 1989 a 1991, pelo PC do B.

É estudioso dos temas militares. É autor de diversas obras em edições nacionais e internacionais, entre ensaios e literatura histórico-política, abordando, especialmente, os temas sociais, políticos e econômicos nordestinos, como o livro de sua autoria, “A dinâmica da concentração da terra no Nordeste”.

JOSÉ DEL ROIO

Um dos mais importantes articulistas e influenciadores da cena mundial e do Brasil no campo da Política, Economia e Movimento Sociais.

Nos Anos 70, anos de regime de ditadura militar no Brasil, exilou-se em diversos países, como Peru, Chile, Cuba em 1975 resolveu permanecer na Itália, onde foi senador e deputado da União Européia Ocidental em Paris. Radialista por 20 anos em emissoras italianas, como a RAI.

É autor de vários livros, entre eles, “Igreja Medieval: a cristandade latina”;  e “Zarattini, A Paixão Revolucionária”.

ARLINDO FALCO JR.

Falco estudou engenharia na Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP, e pós graduado pela UFRJ.

Foi sub-secretario de energia, indústria naval e petróleo do Governo do Estado/Rio, membro do Conselho de CDRJ, presidente do Matriz Energética do Rio. Membro da Comissão de Industria Naval da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro/FIRJAN, assessor da diretoria industrial da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A, Nuclep.

É analista e observador da cena político-econômico-social do Brasil e do mundo, consultor e influenciador nesses temas e na sua área profissional/acadêmica. 

MARCELO FERNANDES CORRÊA

Nos anos 80, foi diretor de criação da Xirú, editora e prestadora de serviços jornalísticos/RS.

Tem atividade no jornalismo impresso, em redação, editoração eletrônica. Participou da implantação do Diário Catarinense (1986).

Foi redator, repórter e editor de Política e Economia do jornal Hora do Povo, RS e SP. Em rádio, trabalhou nas rádios Gaúcha/RS, Sucesso/RS, Band/RS, Guarujá/SC, Antena1/SC, A Verdade/SC, Eldorado/Jovem Pan/SC, CBN/SC e Guararema/SC.

Em televisão, teve atividade na RBSTV/SC, SportTV/SC e SBT/SC.

É assessor de comunicação, palestrante e consultor.

Além do jornalismo, trabalha com artes plásticas e webdesign. Criador (2013) e editor da Rádio Web Brasil - RWB (rwbrasil.net).

 

AS MÚSICAS DA RWB       QUEM SOMOS       SARDÁ       SOIZA       FOSSARI       PUGLIESE       MOURA       EMÍLIO       ARTHUR       SEVERO            ATELIÊ