facebook  /  twitter   youtube  /  instagram

TODAS DO INESQUECÍVEL ARTHUR!

O jornalista Arthur Monteiro, com mais de 50 anos de jornalismo, foi colunista da RWBrasil de 2013 à 2017. Deixou sua marca inesquecível neste Portal. Por isso, o nome, através do qual o trazemos de volta aqui.

NOTA DO EDITOR: O mestre Arthur Monteiro me foi apresentado por outro mestre, o Mário Medaglia, também entusiasta deste Portal e bom frequentador como colunista, sempre que solicitado.

O Medaglia, entre outras aqui, me deu a dica de que não só adoraria conhecer o Arthur, como ele tinha todo o perfil pra bater uns papos aqui na RWBrasil.

Independente, ousado, competente, talentoso, experiente..., Arthur é o melhjor que eu conheci no ramo. Desde o primeiro dia que conversamos no ar e fora dele, vi que estava diante de um "papa", alguém que iria entrar para a história da RWBrasil e estava construindo as páginas do bom jornalismo brasileiro. Honrado, orgulhoso, cheio de prazer e humor, fiz muitas edições de uma coluna com o Arthur, direto de Brasília, mencionando o seu Portal, o ABC Digital, numa parceria do bem.

Muitas vezes o Arthur me atendeu e concordou falar no ar sem poder, sem voz, sofrendo os males de um câncer que o levaria de nós meses mais tarde. Mas falou e falou bem até o fim, até onde deu. E falou o que quis, com a autoridade que um inigualável jornalismo lhe deu, através do seu trabalho, talento e esforço de repórter e de um ser humano bom, fraterno, amigo, amoroso, cáustico quando precisava, implacável com a notícia, com o fato e com a opinião certeira e crua que tinha.

Esse foi o Arthur que eu conheci e levo comigo, no coração, tentando ser um pouquinho ele, como jornalista. Se conseguir isso, já está muito bom...! O mínimo que posso fazer aqui é imortalizar os diálogo que mantive com ele. Todos que registrei - e não foram muitos, fiquei com aquele gostinho de quero mais - estão aqui neste "Inesquecível Arthur!". (MFC)

EM TEMPO: estamos fazendo atualizações constantes de toda a primeira fase do Portal da RWBrasil. Ainda há muitos vídeos e áudios que serão encontrados e acrescentados aqui. No entanto, a qualidade das frases e comentários do Arthur já valem um adiantamento da publicação parcial das edições, direto de Brasília.

A mais recente participação de Arthur Monteiro na RWBrasil: 

"TÃO FALANDO DA RAPIDEZ DA PF..., ELA ESTÁ CHEGANDO UNS 30 ANOS ATRASADA" - EM 15 DE DEZEMBRO/2015:

"Está mais do que na hora de acordar os velhinhos do Supremo", completa o Arthur Monteiro, numa ligação de improviso à redação da RWBrasil. Mas, ele falou de outros assuntos. Não aguentou a espera e resolveu ligar antes do combinado.

::.

"SÓ FALTA ALGUÉM DIZER QUE "O VENTO É NOSSO!" - EM 07 DE DEZEMBRO/2015:

O Arthur avalia a "chantagem pura" que está acontecendo. Ele está preocupado com o ódio sistemático no ar.

::.

"O CERVERÓ DEVE SABER DE COISAS DE ONTEM, HOJE E AMANHÃ" - EM 30 DE NOVEMBRO/2015:

O mestre fez várias avaliações conjunturais das coisas de Brasília. O problema, diz o Arthur é que a "cretinize continua, parece que o País só tem um lado..."

Melhor, mesmo é conferir esta edição com ele.

(Estamos atualizando dados...)

::.

"EU JÁ PASSEI POR UMA DITADURA. EU NÃO QUERO MAIS ISSO" - EM 20 NOVEMBRO/2015:

As avaliações e histórias do mestre, direto de Brasília. Teve de tudo, de novo!

(Estamos atualizando dados...)

::.

"FUI NO CONGRESSO E TAVA LÁ O DUDU, CARNE MOÍDA" - EM 11 NOVEMBRO/2015:

Arthur Monteiro é um dos mais experientes jornalistas de Brasília, com sotaque do Sul do Brasil, especialista nos assuntos ligados a Santa Catarina.

(Estamos atualizando dados...)

::.

"A ELEIÇÃO NÃO ACABOU, ESTAMOS NO 5º TURNO" - 26 OUTUBRO/2015:
O Arthur está inspirado para falar dos problemas do Congresso Nacional e do Governo Dilma. Mas, além disso, ele nos reservou, na edição de hoje, uma maravilhosa história sobre o fotógrafo cubano Alberto Korda, autor daquela famosa foto de Ernesto Che Guevara quando se encontrava junto às lideranças políticas... Bem, melhor ouvir o que o Arthur conta. O Korda era amigo do Arthur. Ele adianta os detalhes da preparação de sua ida à Havana, no próximo fevereiro.

(Estamos atualizando dados...)

::.

"QUE O PMDB NÃO PRESTA TODO MUNDO SABE, MAS..." - EM 30 SETEMBRO/2015:

O Arthur, lá de Brasília, acha que na votação dos vetos a tendência do PMDB já está mudando. Ele faz uma comparação muito adequada entre ... Acho melhor ouvir o que o mestres disse para MFC (editor/RWBrasil).

E, como sempre, teve muito mais nesse bate papo descontraído, cheio de bom humor e verdades.

(Estamos atualizando dados...)

::.

"AQUI (EM BRASÍLIA) A COTA DE BAGACEIRA É MENOR, NÃO TEM ELEIÇÃO MUNICIPAL..." - EM 29 DE JULHO/2015:

O papo desta edição com o Arthur foi mais longo, quase meia hora. Mas, o tempo não passa com o mestre. Ele diz que está recluso, desenformado, propositadamente, mas, na verdade, é um dos jornalistas mais atentos da Capital Federal e das coisas do poder. Ele estava inspirado, mais do que o normal. Teve quase tudo, até dicas turísticas pra Dubai.

(Estamos atualizando dados...)

::.

"... A DILMA É IGUAL AQUELE ZAGUEIRÃO ANTIGO..." - EM 15 DE JULHO/2015:

Uma bem humorada, mas firme e sem rodeios, avaliação da conjuntura política brasileira, especialmente sobre as declarações do ex-presidente Lula e sua críticas ao PT e ao Governo Dilma.

Os "causos" também apareceram nesse telefonema com o mestre Arthur.

(Estamos atualizando dados...)

::.

DALÍRIO SENADOR: "É UM CARA BACANA, O ESTADO VAI SE SURPREENDER..." - EM 12 MAIO/2015:

Nesta edição, ele fala sobre o tucano Dalírio Beber, que assume nos próximos dias, o Senado Federal com o falecimento de Luiz Henrique da Silveira, do qual é 1º suplente.

(Estamos atualizando dados...)

::.

"ESTÃO QUERENDO QUE O COELHO CUIDE DA ROÇA DE CENOURA..." EM 10 DEZEMBRO/2014:

A semana, em Brasília, vista pelo jornalista Arthur Monteiro. O descontem o que ele me disse fora do ar: "estou meio fora..., não me pergunta nada..." Insistimos, e olha o que rendeu a coluna.

(Estamos atualizando dados...)

::.

"NÃO FECHANDO O TIO PATINHAS, O RESTO TÁ TUDO BEM..." - 01 DEZEMBRO/2014:

Como sempre, o Arthur, direto de Brasília, conta e opina sobre tudo que é notícia, com a sua impagável liberdade de expressão e e franqueza.

(Estamos atualizando dados...)

::.

"OS CARAS (PT/SP) ODEIAM A DILMA..." - EM 12 NOVEMBRO/2014:

Como sempre, de tudo um pouco: brigas no Sala de Redação e as hipocrisias no ar, Feira do Livro em Porto Alegre/RS, demissão de Marta Suplicy e outras...

(Estamos atualizando dados...)

::.

"NAS MANIFESTAÇÕES SÓ TINHA GOSTOSA E TODOS COM OS DENTES NA BOCA...!" - EM 11 NOVEMBRO/2014:

O mestre estava em Porto Alegre/RS, mas falou muito das coisas de Brasília e da conjuntura política em geral. Ele fala das manifestações em São Paulo/SP, onde o cantor Lobão esteve presente no mesmo palanque que o filho de Bolsonaro, flagrado com uma arma na cintura. O Arthur, essa e outras, como sempre, imperdível e inesquecível.

::.

"FAZ MUITO TEMPO QUE EU NÃO VEJO LEALDADE ENTRE DOIS POLÍTICOS..." - 28 OUTUBRO/2014:

Ele faz uma boa análise do pós segundo turno e da reeleição de Dilma Roussef, com as repercussões em Santa Catarina.

(Estamos atualizando dados...)

::.

"O BOLSA-FAMÍLIA É MOVIDO A CARTÃO MAGNÉTICO..." - EM 04 JUNHO/2014:

Depois de uma temporada fora do ar aqui na RWBrasil. Arthur Monteiro, jornalista titular do ABC Digital.com.br, volta com toda a corda, fazendo comentários sempre diretos, picantes e descontraídos no bate papo com Marcelo Fernandes, pelo telefone.

(Estamos atualizando dados...)

::.

“FALTOU CABEÇA ...FAZ COMO A ANGÉLICA, VAI DE TÁXI..." - EM 14 OUTUBRO/2013:

Arthur Monteiro, comentando o a matéria do Correio Brasiliense que flagrou a ministra Ideli Salvatti usando um helicóptero do SAMU para cumprir roteiros de trabalho em Santa Catarina, entre outros assuntos da semana em Brasília.

::.

"QUEM VAI PAGAR O PACTO?!..."- EM 08 DE OUTUBRO/2013:

::.

"ESSA É PRA QUANDO TU FALAR COM O PUPUIA..." - EM 30 SETEMBRO/2013:

::.

“TIRA ESSA FOTO QUE TEM CRIANÇA NA SALA...” - 24 SETEMBRO/2013:

(Estamos atualizando dados...)

 ::.